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Novidade para medir limite máximo de intensidade promete revolucionar treinos

A determinação do lactato sanguíneo é um dos indicadores mais importantes da intensidade do exercício. Existe um índice muito conhecido na ciência do exercício que quando surgiu na década de 70 revolucionou a metodologia do treinamento esportivo. O ajuste da intensidade adequada para modular o treinamento de forma individualizada deve respeitar este índice que foi denominado Limiar Anaeróbico ou Limiar de Lactato.

Trata-se do limite máximo de intensidade do exercício acima do qual o lactato sanguíneo aumenta de forma rápida trazendo desconforto e antecipando a fadiga. Em qualquer atividade física que se pretenda manter por média a longa duração este limite deve ser respeitado. A dificuldade que sempre existiu para sua aplicação prática foi o método de determinação. Sempre foi preciso colher uma amostra de sangue para dosar o lactato sanguíneo o que limita bastante sua utilização.

Apesar de terem surgido analisadores pequenos e portáteis, a coleta de sangue, mesmo que somente na forma de uma gota por punção do dedo ou do lóbulo da orelha, não tem uma aplicação prática tão ágil, além do fato de não ser possível ter uma leitura em tempo real do lactato. Isso dificultou a difusão mais ampla do método, ao contrário da leitura de frequência cardíaca que com os frequencímetros digitais que possibilitam a determinação da frequência cardíaca em tempo real, se difundiu e se popularizou como o método mais utilizado para controle do treinamento.

O que surgiu recentemente e provavelmente vai se difundir logo é uma leitura de lactato por infravermelho através de um dispositivo muito pequeno que fica em contato com a pele sem nada invasivo e determina o lactato em tempo real. Este dispositivo que já começa a ser comercializado depois de uma validação científica cuidadosa deve revolucionar os métodos de treinamento e proporcionar a possibilidade de prescrever e monitorar a intensidade do treino e da performance em provas de forma muito precisa, beneficiando tanto atletas de alto rendimento quanto os milhões de corredores amadores e praticantes de atividade física de várias modalidades.

Referência:
Journal of Strenght & Conditioning Research vol 30 8 – 2212-2218 2016